27 maio 2008

Neoclassicismo

Movimento cultural do fim do século XVIII, o Neoclassicismo está identificado com a retomada da cultura clássica por parte da Europa Ocidental em reação ao estilo barroco. No entanto, o Neoclassicismo propõe a discussão dos valores clássicos, em contraposição ao Classicismo renacentista, que apenas replicava os princípios antigos sem críticas aprofundadas. A concepção de um ideal de beleza eterno e imutável não se sustenta mais. Para os neoclassicistas, os princípios da era clássica deveriam ser adaptados à realidade moderna.

Literatura Os textos empregam linguagem clara, sintética, gramaticalmente correta e nobre, derivado do espírito crítico do Iluminismo, que visa à reabilitação e restauração dos géneros, das formas, das técnicas e da expressão clássicas, que vingaram em Portugal no séc. XVI. Esta renovação faz-se acompanhar duma severa disciplina estética e dum purismo estremo, que procura libertar a língua de termos espúrios, restituindo-lhe uma sobriedade castiça e o rigor de sentido. Os primeiros indícios deste interesse por problemas de preceptiva literária e linguística aparecem logo no limiar do séc. XVII e vão-se acentuando progressivamente até ganharem a força de uma corrente contra os excessos e exageros do barroco, no séc. XVIII.. O Neoclassicismo vai actuar, portanto, em dois sectores capitais: o da doutrinação estética e o da criação literária.

Artes plásticas A arte neoclássica busca inspiração no equilíbrio e na simplicidade, bases da criação na Antiguidade. As características marcantes são o caráter ilustrativo e literário, marcados pelo formalismo e pela linearidade, poses escultóricas, com anatomia correta e exatidão nos contornos, temas "dignos" e clareza.

Pintura Uma amostra de pintura neoclássica nesse período é O Juramento dos Horácios, do francês Jacques-Louis David (1748-1825). A pintura neoclássica de David dominou o panorama artístico francês durante quase meio século, fazendo com que ele, acima das contingências políticas, fosse o pintor oficial da revolução francesa e, depois, do regime de Napoleão Bonaparte. Outro pintor de destaque é Dominique Ingres (1780-1867), de A Banhista de Valpinçon. Entre os italianos, sobressai Tiepolo (1696-1770).


Neoclassicismo (aproximadamente entre 1750-1830)
Características Neoclássicas

Reformulação da herança clássica através de uma expressão universal;

Utilização de elementos clássicos;

Temas históricos, mitológicos, alegóricos, naturalistas e ordens arquitectónicas clássicas;

Simetria, proporções, ordem e ritmo;

Simplicidade, austeridade, monumentalidade e despojamento;

Objectivo de ser uma arte com expressão universal;

Interesse na arte do passado, especialmente de Roma.

No campo técnico formal procurou o virtuosismo e a beleza idealizada dos Antigos, alcançados através de aprendizagens rigorosas, feitas nas academias.

No campo conceptual e temático, os conteúdos “elevados” (eruditos, abstractos ou moralizantes, baseados na História, na religião, na mitologia e na literatura), nos quais o Belo se confunde com o Útil e a Estética se aproxima da Ética;

Imitação e recriação dos clássicos.

1 comentário:

Anónimo disse...

mt bem elaborado..estes merecem 20 na nota final...Assinado Ministra da Educação.